As essências florais não funcionam como uma terapia isolada, não eliminam os problemas, e não impede que eles ocorram. Seu papel é propiciar uma transformação emocional, ajudando as pessoas a tomar consciência suas emoções, levando-as a um maior entendimento de si mesma através do aprendizado de lições, integração das energias positivas que possuem e eliminação daquilo que não lhes ajuda no crescimento e evolução. O papel do terapeuta é levar a pessoa a um maior entendimento de si mesma, e os florais a acompanhá-la nesse processo.
Eles ajudam a eliminar as barreiras em relação aos contatos com os outros, contribuem para solucionar conflitos emocionais que estão ocultos por detrás da dependência de drogas lícitas e ilícitas, da confusão e da angústia ao lidar com a sexualidade.
Para a maioria, é muito mais fácil falar sobre dores físicas do que sobre os sentimentos e emoções – isso é visto como um sinal de fraqueza. Mas é para os sentimentos e para as emoções que se voltam as essências florais. Elas visam o desenvolvimento do indivíduo como um todo, espiritual, física e emocionalmente, não apenas a felicidade ou sucesso….
É importante selecionar as essências adequadas através da identificação as emoções envolvidas. A princípio com fórmulas suaves, e progressivamente ir substituindo as essências, na medida em que a pessoa vai sendo preparada para assimilar essências mais profundas e catalisadoras. Esse é um caminho com o objetivo a longo prazo, que deve ser alcançado de maneira gradual.
Gostaria de saber algo mais sobre os florais? Deixe a sua pergunta nos comentários.